Antecipe a desilusão
Jornalismo, Publicidade e Propaganda... Ao lado de Relações Internacionais, Áudio Visual e Medicina, estas são as carreiras com maior procura no vestibular da Fuvest, que concentra excelentes universidades públicas.
Me pergunto o que motiva os jovens a escolher tais profissões. Seria o glamour? A possibilidade de salários vultosos? O sonho de vir a ser um dia um Olivetto, um Guanaes, um Duda Mendonça? Um Clóvis Rossi, Ricardo Noblat, Mino Carta, Eliane Cantanhêde?
O jornal Gazeta Mercantil de ontem informava: metade dos 10 homens mais ricos do mundo listados pela revista Forbes não completou a faculdade... Para ficar no Brasil, o jornal cita os casos de sucesso de Samuel Klein (Casas Bahia), Abraham Kasisnky (Cofap), Alair Martins (Grupo Martins), Luiz Antônio Seabra (fundador da Natura e listado pela Forbes) e o empresário e hoje vice-presidente José Alencar (Coteminas).
O recado é claro: o conhecimento formal não é passaporte para o sucesso na vida profissional. Ajuda, mas muitas vezes mais atrapalha do que colabora...
Quem escolhe profissões que lidam com idéias – como Jornalismo, Publicidade e Propaganda – tem de conhecer o mercado que irá disputar. Se antes o diploma era essencial na obtenção do emprego, hoje o conhecimento é vital para a realização de qualquer trabalho. E num mundo em que emprego é tema em extinção, saber buscar trabalho é mais que saída, é solução...
Quem estuda jornalismo, por exemplo, deve saber que esta área é muito mais ampla do que se imagina. Com o surgimento de numerosas e diversificadas mídias, o melhor profissional é aquele que, antes de esperar que alguém o contrate, lança-se ao mar com os instrumentos de que dispõe. Cria um veículo, gera um produto, e torna-se seu próprio patrão antes mesmo da chegada do canudo... O objetivo não é ganhar dinheiro - o que, aliás, dificilmente ocorrerá -, mas descobrir se gosta do que faz e se tem talento para vencer como sonha e imagina.
A dica é: melhor antecipar a desilusão do que encontrá-la após anos de estudo e sacrifício...
sábado, 5 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário