domingo, 31 de agosto de 2008

Egoismo

Só eu estou certo!
“Comumente condenamos aquilo que ainda temos de reparar em nós mesmos. Pensar que somente nós estamos certos é o meio mais certo de errar. Não existe perfeição, nem que todas as virtudes dos homens se congreguem. Debatemo-nos ainda em faixa evolutiva inferior, cada um carecendo muito um do outro. Fazer essa afirmativa “Só eu estou certo” é complicar o convívio com nossos semelhantes, é desviar o próximo de nós, contrariando a lei da fraternidade que assegura, para todos os corações, a alegria e a esperança. Apontar faltas nos outros é imputar faltas a nós mesmos. Os nossos defeitos nos inspiram a ver nos semelhantes os nossos próprios desequilíbrios. A exorbitância da estima de si mesmo é ato adverso da consciência cristã. O espírito quando grita muito em defesa própria, torna-se uma alma onerada perante a lei.Se sentirmos o impulso de condenação, é bem viável que nos lembremos do Evangelho neste assunto, quando Paulo fala aos Romanos no capítulo que nós inspiramos nesta página.Ei-lo: “ Porque no que julgas ao outro a ti mesmo condenas” .Acautelemo-nos, pois dos maus sopros aos nossos ouvidos, acerca da vida ou das vidas que já deixamos na retaguarda, ou que aspiramos buscar. Atrairemos para junto de nós espíritos compatíveis com as idéias fermentadas em nossas mentes. Jamais devemos dizer:“ Somente eu estou certo, eu tenho a razão ! ” Em tudo que acertamos, a nossa parcela de vitória é mínima; a maior parte pertence aos outros e a maior mesmo, a Deus. Nada podemos fazer sozinhos, nem os próprios erros. Se começamos a condenar o que não nos agrada, se nos aborrecemos com tudo o que o nosso gosto não aprova, se passarmos a combater os que não seguem nossa linha de raciocínio, se adotamos a arrogância ou a força para impor as nossas vontades, ficaremos a sós com nossas idéias e neste clima de plantio, provavelmente nascerá a erva daninha do egoísmo que, por vezes, é acompanhado da solidão.”(Miramez)

Nenhum comentário: